Home Personal Professional e-Mail
Português English
Marcos Eduardo Mathias
Because the world is our!
My motorcycle's adventures 1
2008-02 Corupá
2007-11 Campinas 3
2007-06 Pomerode 4
Back 5
My motorcycle's adventures

Feb/16/2008 - Joinville -> Corupá (Brazil)

The version in English isn't done yet, sorry for that.

Corupá is a small city with about 13 thousand inhabitants, at North of Santa Catarina State.

This town is known for its water falls, the number of that and their enchantment, I guess they are 14 (fourteen).

There take place a famous Seminary with Taxidermic museum. Corupá Official Web Site

The Riders

For the number of riders we can say this trip was unique. Most of the riders don't come from Curitiba as I did, but I will talk about that later.

Here you can see our group picture, with exception to Roberto's girlfriend, Drika, Marcelino's wife, Marilene, Jorge and Cézar.

From left to right, on up side are the riders, theier machine and theier home town:
  • Roberto - Fazer - Joinville/SC;
  • Magui, Martin's girlfriend - Blumenau/SC;
  • Martin - Twister - Blumenau/SC;
  • Rubens - XL - Belchior/SC;
  • It left on the picture:

• Drika, Roberto's girlfriend - Joinville/SC;

• She was our official photographer girl

• Marilene, with her husband at Joinville's porch, a couple from Antonina/PR.

• From left to right:
  • Jorge - Falcon - Criciuma/SC;
  • Hermes, he was in the first picture;
  • Cézar - Shadow 600 - Laguna/SC;
  • Rubem, he, also, was in the first picture.
  • Jorge and Cézar weren't at the first picture because they were worried because the rain threat! haha

The Trip

This is the way I got, you can see in the map below all stops done:

Show large version

I left Curitiba (Step A) at 7:20am, it was arraged a meet with the couple Marcelino and Marilene, they comes from Antonina/PR to meet me and go together to Joinville/SC. Our objective was to leave Curitiba/PR at 8:00am and arrive in Joinville/SC (Step B) around at 10:00am to meet all our group and stay there until our starts at 2pm.

We had our objective done, the trip to Joinville/SC was calm, we arrived before our plans, at 9:20am. We won some minutes to explore Joinville/SC, I have lived there before, so I was their path finder until 10am, we ride around Joinville's downtown, visiting Street of Palmeiras, a beautiful touristic place, and got some shots and then we went to my parents house, to drink a coffee.

Marcelino and me at Joinville/SC portal.

At 10am we went to meet the people at town entrance, either from Joinville/SC and outside Joinville/SC guys.

When we arrived to that place we could see Elton already waiting for us, right after that, Maurício arrived. Maurício is the guy who planned all this trip (the same Maurício from Pomerode/SC trip, last year).

It was pretty warm there, we needed to park in some shadow, where we could drink some... well... cokes, because we could not drink nothing alcholic, we were riding!

Maurício and me at the Bar.

Aos poucos o pessoal foi chegando, primeiro o pessoal vindo mais do sul de Santa Catarina, Florianópolis, Lages, Laguna, Criciúma, Iraça, em seguida chegou o pessoal da região próximo, de Blumenau e Jaraguá do Sul.

O pessoal chegando no bar.

Após esse primeiro encontro nos disperçamos, um grupo foi almoçar, outro foi ver hospedagem e conhecer a cidade, e eu fui pra casa tomar um banho, abastercer a moto e me preparar.

Às 14hs voltamos para o local de saída, mas um dos grupos não apareceu, uma das motos deu problema com a bomba de combustível, todos ficamos preocupados e sentimos que um dos nossos companheiros iria perder o passeio, mas conseguiram arrumar e ele pode nos acompanhar, bem, mais ou menos, até ele resolver fugir da chuva que estava por vir, mas isso vou falar mais pra frente. haha

Maurício no local de saída.

Saímos por volta das 15h30min, um pouco atrazados, mas todos juntos. A saída foi meio tumultuada, não haviamos planejado como nos comportar na estrada, alguns dos nossos companheiros quase foram atropelados por um caminhão.

Nós na BR-101.

Pegamos a BR-101 em direção ao norte, até o trevo com a Serra Dona Francisca.

O começo de nossa jornada até o pé da serra foi muito gostoso, era a primeira vez que viajava num grupo desse porte.

Olha o grupo ali, eu na moto à direita da foto.

Outra antes da serra. Eu denovo na moto à direita da foto.

Um de nossos companheiros fez alguns videos, que eu adicionei uma trilha sonora e fiz uma ediçãozinha que resume nossa viagem:

Quando começou a serra, parecia que estavamos indo em direção ao céu, não paravamos mais de subir.

Nós subindo a serra.

Fizemos nossa primeira parada num ponto da serra onde havia uma queda d'água, aproveitamos então para tirarmos nossas primeiras fotos:

A prova de que estivemos lá.

Nossas meninas, lado a lado no acostamento próximo a cachoeira.

A cascata

A galera posando para a foto no "observatório" da cascata.

Após todos esticarem as pernas continuamos nossa "carreata" rumo ao topo, nossa próxima parada seria quase no alto da serra. Lá havia um mirante, onde poderiamos observar as curvas que percorremos.

O monumento construído junto ao mirante. Olhá-lo na foto nos dá até vertigem.

Essas três fotos era parte da vista que tinhamos do mirante:

Vista 1 do Mirante.

Vista 2 do Mirante.

"Um local divinamente desenhado para ser navegado sob duas rodas".

Quando resolvemos voltar a estrada, algumas gotas de água começaram a cair do céu o que indicava o início de uma chuva que viria, viamos os veículos que descia a serra molhados, isso nos dizia que a chuva estava ali em cima, dos 18 motociclistas, três, cujas as motos eram feitas de açucar, resolveram descer a serra, de volta a Joinville, os outros 15, e todas as acompanhantes resolveram seguir.

Um grande abraço aos bravos motociclitas e suas motocicletas feitas de açucar, por nos acompanhar até aqui, vocês sabes que ficamos muito felizes em saber que vocês conseguiram fugir da chuva, mas que na volta pra casa, o céu caiu sobre suas cabeças e as motos de vocês não derreteram! Brincadeiras a parte, agora estamos devendo uma visita à eles, lá no sul de Santa Catarina!

Abraços Jorge, Rubem e Cesar, por terem pilotado 5 horas, desde o sul de Santa Catarina para nos dar o prazer da preseça de vocês, mesmo que por por pouco quilometros!

Sem eles nós continuamos, na esperança de encontrar a luz no fim dessa chuva, sim, pegamos chuva, e sim também, foi bastante, mas pelo calor que estava fazendo, valeu a pena, havia luz no fim da chuva, antes mesmo de chegarmos em São Bento do Sul/SC (Ponto C do mapa).

Nossa fila após a chuva.

Após percorremos por volta de 80km chegamos a São Bento do Sul/SC, cidade que fica no alto da Serra Dona Francisca, como quase tudo em Santa Catarina, cidade de colonização alemã, conhecida por ser um pólo da industria de móveis no estado. Fizemos uma breve parada em São Bento do Sul/SC, alguns de nós reabastecemos, trocamos as roupas de chuva, esticamos as pernas e seguimos para Corupá/SC (Ponto D do mapa).

Nas ruas de São Bento do Sul/SC pegando a saída para Corupá/SC.

A estrada entre São Bento do Sul/SC e Corupá/SC teve altos e baixos, momentos onde a estrada era ótima, e momentos onde a estada estava feia e mal cuidada, como podemos observar nas fotos a seguir:

Momentos bons.

Momentos ruins.

Em Corupá/SC fomos muito bem recebidos pelo Beto, que serviu de guia turístico, nos levando para conhecer o famoso Seminário de Corupá/SC.

Aqui segue algumas fotos do Seminário:

O Seminário.

Nossas meninas na frente do Seminário.

No estaciomanto.

Após visitarmos o Seminário, fomos escoltado pelo Beto até a saída da cidade (obrigado Beto pela recepção!), e então seguimos rumo a Jaraguá do Sul/SC (Ponto E do mapa), nossa intenção era visitar os Lobos Velozes Moto Clube de Jaraguá do Sul, mas fomos pegos pela chuva, muitos de nós estavamos cansados e precisando de um banho:

Nós no ponto de ônibus em Jaraguá do Sul/SC se escondendo da chuva.

área dos fumantes.

A volta pra Joinville/SC foi tranquila, com chuva, mas tranquila, chegamos por volta das 20hs, percorremos um total de aproximadamente 210km, desconsiderando o caminho de Curitiba à Joinville que percorri acompanhado apenas do Marcelino e sua esposa.

Após o retorno um de nossos companheiros teve o azar de quebrar a moto quando estava no portão de casa, bem, acho que a moto estava mesmo é afim de descançar um pouco, depois de ter servido com tanta lealdade!

O nosso plano inicial era churrasco em Joinville, mas os meninos da moto de açucar, àqueles mesmos que voltaram para traz no meio do passeio por causa da chuva, não queriam ir até a churrascaria de moto, então terminou em pizza nosso churrasco:

Nosso "churrasco".

Só para constar, uma homenagem a essas corajosas guerreiras que acompanharam seus maridos, namorados, amigos, irmãos, nessa nossa chuvosa jornada. Parabéns a todos vocês e a todos nós!

As meninas.

Foi um prazer pilotar ao lado de todos vocês, obrigado a todos pelas fotos, pelos vídeos, espero em breve estar na estrada com vocês denovo!

Abraços!
    Marcos Mathias

Access denied for user 'memathias'@'187.45.195.189' (using password: YES)Access denied for user 'memathias'@'187.45.195.189' (using password: YES)